Seguro desemprego 2020 – como saber se tenho? Como sacar?

O Seguro Desemprego é um benefício que todos os trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos sem justa causa podem solicitar, para que tenham uma fonte de renda durante alguns meses, até encontrarem um novo emprego. No entanto, para solicitar o seguro desemprego 2020, o trabalhador precisa atender a uma série de requisitos e também preencher uma espécie de carência de tempo trabalhado. 

Com a pandemia do coronavírus que estamos vivendo no momento, a solicitação do seguro desemprego agora só pode ser feita pela internet. Confira a seguir todos os detalhes! 

Quem tem direito ao Seguro Desemprego 2020 ?

O seguro desemprego é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada, assim como de empregados domésticos. Tem direito aqueles trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, até mesmo nos casos de rescisão indireta. Além disso, o seguro pode ser solicitado pelos trabalhadores que tiverem seus contratos suspensos para que pudessem participar de algum curso ou de alguma qualificação oferecida pelo empregador. 

seguro desemprego 2020 sacar

Também estão inclusos no recebimento do seguro os pescadores profissionais no período de defeso (quando a pesca não é permitida) e os trabalhadores que forem resgatados de situações parecidas com a de um escravo. 

Parcelas do Seguro O trabalhador pode receber de três a cinco parcelas do seguro, dependendo de quantas vezes já o solicitou e do tempo trabalhado antes da demissão sem justa causa. Os valores das parcelas variam, indo de R$1.045,00 até R$1.813, sendo calculados com base nos três últimos salários recebidos pelo empregador. 

O trabalhador formal pode fazer o pedido do seguro a partir do sétimo dia após sua demissão, tendo um prazo máximo de 120 dias. Já o empregado doméstico tem até 90 dias para solicitar o seguro. O pescador profissional pode solicitar durante o período de defeso, tendo até 120 dias do início da proibição para solicitar. 

Onde fazer o Seguro Desemprego 

O Seguro Desemprego pode ser solicitado pelo empregador de várias maneiras, vai depender do que cada um preferir e do que estiver ao seu alcance. É possível solicitar o seguro nas agências da Secretaria do Trabalho, mas no momento estão todas fechadas devido à pandemia do coronavírus. 

seguro desemprego 2020 sacar

O seguro também pode ser solicitado de forma eletrônica, pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O trabalhador terá que informar seus dados pessoais e validar suas informações laborais para fazer o cadastro e, então, ter acesso à solicitação do seguro. 

O que precisa para fazer o Seguro Desemprego 

Para poder pedir o seguro desemprego, o cidadão deverá ter em mãos alguns documentos importantes e dados. Será preciso ter o número do requerimento do seguro que é fornecido pela própria empresa, sendo um número de 10 dígitos. 

É necessário ter em mãos também o extrato do FGTS, o termo de rescisão do contrato de trabalho, o CPF, RG, o número do PIS e o comprovante de endereço. No próprio site ou aplicativo você confere a quantas parcelas tem direito de receber e o valor das mesmas. 

Gostaram das informaçoes pessoal? Já falamos aqui também sobre o seguro para celular.

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*