Seguro de Barco: Dicas para Escolher

Seguro de barco também tem várias modalidades, tipos e meios de se contratar, confira como funciona para fazer o melhor negócio!

Por desconhecimento, ou mesmo falta de costume, muitos donos de embarcações não possuem nenhum tipo de seguro contratado para proteger seus navios e barcos.

No entanto, o que poderia representar uma despesa a menos pode representar um grande prejuízo, caso a embarcação seja vítima de acidentes, naufrágios, ou sofra avarias com chuvas e tempestades.

Você tem um barco ou navio, mesmo que pequeno, gostaria de fazer um seguro, mas não sabe como escolher a modalidade correta? Fique tranquilo. Preparamos um texto com orientações que podem ajudá-lo a escolher o melhor seguro para você.

Quais tipos de embarcações podem contratar um seguro?

O seguro náutico de embarcações pode ser contratados por barcos dos mais diversos tipos e tamanhos, desde os pequenos de madeira ou infláveis, até grandes iates ou veleiros.

seguro de barco

Como escolher o modelo certo de seguro de barco?

Embora as coberturas, valores e opcionais variem de acordo com a seguradora escolhida(assim como o seguro auto), em geral, os seguros náuticos dividem-se em planos básicos e diferenciais.

Na cobertura básica, por exemplo, o seguro pode cobrir perda total ou parcial, assistência 24 horas, proteção contra roubo ou furto, perímetro de navegação nacional ou, ainda a cobertura em participações durante campeonatos de pesca.

Já as modalidades de seguro com adicionais oferecem cobertura a terceiros, participações em regatas (para veleiros), transporte terrestre ou, ainda, opções de descontos em coparticipação do proprietário em caso de acidentes, cobertura parcial em roubos e furtos e aumento de perímetro de navegação internacional.

Para saber qual tipo de seguro se adapta melhor ao modelo de embarcação que você possui,é importante conhecer suas necessidades e, sobretudo, escolher uma corretora de confiança, que seja capaz de lhe oferecer um serviço de qualidade.

Quais os tipos de cobertura oferecidos pelos seguros náuticos?

As principais corretoras de seguros náuticos oferecem as seguintes opções de cobertura: danos a embarcação, roubo ou furto, roubo ou furto parcial de equipamentos não fixos, abalroamento, acidentes no momento do abastecimento da embarcação ou de sua retirada e colocação na água, explosões, contato com aeronaves, cobertura para danos materiais e corporais, remoção de destroços do casco em caso de acidente, remoção de destroços para embarcações de terceiros e transporte terrestre de embarcação.

Quais os principais tipos de sinistros?

Entre os incidentes cobertos por seguros náuticos, os sinistros mais comuns são naufrágios, ocorrências por falta de manutenção, imperícia ou intempéries marítimas, princípios de incêndio, problemas nos motores, avarias parciais, batidas em lajes, banco de areia ou pedras.

Quais cuidados tomar para garantir a cobertura do seguro em caso de sinistros?

Embora cubram diversos tipos de sinistros, alguns seguros podem se recusar a efetuar o pagamento do sinistro caso seja identificada negligência dos proprietários ou, ainda, descuidos com a manutenção do equipamento.

Por isso, antes de sair para qualquer viagem, por menor que seja, é importante checar as condições do barco, realizando uma vistoria minuciosa. O corretor de seguros também deve ser avisado, para minimizar os riscos de não cobertura em caso de acidentes ou danos à embarcação.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*