Para Que Serve Um Seguro de Automóvel

Aprenda para que serve um seguro de automóvel e como ele pode te dar mais tranquilidade!

Vamos entender o que é um seguro de automóvel. O seguro é usado para diminuir os prejuízos financeiros em casos de roubo e furto do veículo, ou, se houver algum acidente e seu carro esteja envolvido. Dependendo da apólice contratada, o seguro indeniza os danos materiais que ocorreram no veículo e também pessoais das vítimas. Se houver do segurado e de terceiros. E essa cobertura dos seguros é nacional, sendo assim, vale em todo território brasileiro.

seguro de automóvel

Vamos compreender o que é prêmio do seguro

Quando falamos sobre prêmio seguro falamos sobre o valor que é pago a seguradora pela cobertura do seguro contratado, desse modo a empresa assume o risco em seu lugar, assim, se responsabilizando por qualquer coisa que aconteça com o seu veículo tais coisas como: Roubo, furto, acidentes, entre outras situações citadas na apólice. Também acontece que quanto maior for à abrangência do seguro mais caro ele será. É em cerca de 2% a 10% do valor do veículo, dependendo do que for contratado.

Bônus do seguro

Isso se trata de critério definido pela seguradora, para que ela venha permitir certa redução no valor do prêmio quando o assegurado apresentar um número de anos sem sinistros. A SUSEP ela não define regra para colocar ou tirar os bônus. Sendo assim, quando houver previsões de bônus no contrato que fizesse o mesmo deverá constar da proposta e da apólice.

Perfil do assegurado

São diversas informações pessoais do dono do veículo na hora de calcular o valor do seguro, informações tais como: Idade, estado civil, profissão, endereço, em que você utiliza o automóvel normalmente. Os lugares que você costuma circular com mais frequencia e qual é o período do dia que você mais circula por essas regiões. Qual a distancia que você percorre diariamente, onde você estaciona e também se você possui filhos que tiraram CNH recentemente e etc. E são justamente essas informações que são usadas para formar o perfil do assegurado, e isso influencia diretamente o valor do prêmio a ser pago.

Os itens podem interferir no valor do seguro

Fora o perfil do assegurado, que é sim o que mais pesa no valor da apólice, é também considerado os dados do veículo, como por exemplo: Modelo e ano. Saiba também que o valor do carro é calculado com base na tabela FIPE. Também serão avaliados o custo de reparação e o índice de roubos e furtos do carro assegurado. Sendo que o custo de reparo é um relatório publicado anualmente pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Ele mostra os veículos que tem menor custo e tempo de reparo. Pois, quanto maior for o risco apresentado pelo motorista ou pelo veículo, será maior o valor da apólice. Dessa forma, os carros mais visados pelos ladrões têm o seu seguro mais caro.

A importância da vistoria

A vistoria é feito antes de fechar o contrato pela asseguradora para conhecer e garantir as características e estado de conservação do veículo. E se caso o cliente faça alterações significativas no automóvel durante a vigência do seguro, a empresa pode não querer pagar a indenização, ou seja, se recusar a pagar indenização.

O que a cobertura do seguro inclui

A cobertura compreensiva, básica, inclui roubo, furto, colisão, incêndio e danos por causas naturais tais como: Alagamento, tempestades, granizo, queda de árvore e entre outros. O cliente tem o direito de escolher também a cobertura apenas para roubo, furto, e incêndio, é uma opção para carros que as peças do mesmo é de alto custo, como importados ou carros antigos.

Danos a terceiro

A maioria das asseguradoras já inclui isto na cotação de seguro compreensivo os danos a terceiros, ou Responsabilidades Civil Facultativa de Veículos (RCF). Mas essa cobertura não é obrigatória e cobre sim custos materiais e pessoais de outros veículos envolvidos no acidente, cabendo ao cliente estabelecer os limites de indenização a ser descritos no contrato, sabendo disso, quanto maior o limite, maior será o prêmio pago pelo assegurado.

Conclusão

Aqui ficam alguns tópicos para que você pudesse conhecer mais sobre alguns pontos de para que serve um seguro de automóvel, a sua importância e os cuidados da asseguradora com o veículo. Já falamos aqui também sobre o melhor seguro de vida da atualidade, sugiro a leitura.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*