Como funciona a garantia de peças automotivas

Para quem não teve acesso a essa informação ainda, o Código de Defesa do Consumidor prevê a garantia em casos de peças automotivas, sendo importante que você tome cuidados, principalmente na hora da instalação de seus componentes. 

Pensando em garantir o seu direito, você precisa saber tudo que pode solicitar e o que deve ser respeitado na hora da compra e instalação de cada peça. Se ficou curioso, veja o que é possível na hora e como funciona a garantia de peças automotivas. 

Garantia de peças automotivas -Prazo mínimo estabelecido por lei 

De acordo com as leis federais, todo produto precisará obrigatoriamente ter uma validade de pelo menos 90 dias, e isso é informado pelos fornecedores que são justos e honestos aos seus consumidores. 

garantia de peças automotivas

Sempre que for escolher os preços para reposição ao seu carro, o prazo normalmente é maior. Será devidamente acionado a lei de garantia contratual e que não é obrigatória. Se tiver mais dúvidas quanto aos termos, pode solicitar junto ao Procon em um manual. 

É normal surgir muitas dúvidas no momento de solicitar os direitos do consumidor. Uma das mais comuns e que muitos acabam por ser ludibriados, é por não saber a data exata que começa a valer o prazo. Isso é muito simples: Começa a valer quando uma compra é realizada ou tal serviço é concluído, assim estará valendo automaticamente. 

Peças podem apresentar inúmeros defeitos 

Toda garantia de peças automotivas é válida quando os problemas ocorrem pela montagem desqualificada na fabricação. Lembrando que um componente pode apresentar vários defeitos e as empresas tem um prazo máximo de até 30 dias para resolver os problemas. 

Entre os problemas mais comuns estão, o escopo equivocado do projeto desde o fabricante, erros da instalação e mau planejamento por parte do mecânico, ou falta de manutenção preventiva e conduta precipitado ao dirigir. 

Se o problema for causado pelo profissional que está encarregado pela garantia do produto, este será o que deverá arcar com custos adicionais. Agora como em qualquer outro produto além de peças automotivas, se você comprar os equipamentos em bom estado e causar prejuízos, não a nada que a garantia possa resolver. 

Sempre procure mecânicos de confiança. Afinal é melhor deixar o que você precisa nas mãos de profissionais bem capacitados. 

Telefones gratuitos para atendimento 

Sabemos que as peças podem vir de diversas construtoras ou montadoras. Por isso, separamos alguns telefones de revendedoras autorizadas que operam no Brasil. 

Renault: SAC 0800 555 56 15 

Nakata: SAC 0800 707 8022 

Telefone na sede em São Paulo: 11 94176-3013

Toyota: 0800 703 0206 

Nissan: 0800 011 1090 

Jeep: 0800 703 7150 

Telefone pela Central em Belo Horizonte: 31 2123-4000 

Quando você estiver em contato junto ao atendente de qualquer uma das centrais, explique o que aconteceu e por que você tem direito a garantia na autorizada. Também questione se estiver acontecendo demoras no prazo de reparo. 

 

É importante saber os seus direitos, ainda mais quando se trata de peças automotivas em nosso país, onde o custo para reparo é elevado.

 

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